Pular para o conteúdo
« Voltar

DGRV publica Guia de auditoria cooperativa aplicável nas cooperativas de crédito do Brasil

Transmitimos nota da DGRV sobre a publicação do Guia de auditoria cooperativa aplicável nas cooperativas de crédito do Brasil:

"Através da circular BACEN 3.799/2016 foi lançado um novo horizonte da auditoria em cooperativas financeiras no Brasil. A expectativa é de que esta medida possibilite maior especialização e integração da auditoria cooperativa com as atividades de supervisão desempenhadas pelo Banco Central do Brasil, assim como promova melhora nas informações econômico-financeiras das cooperativas de crédito, bem como da gestão e governança dessas entidades, possibilitando ainda o adequado cumprimento da missão do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).
 
Além de servir de instrumento para as cooperativas financeiras alcançarem de forma sustentável os seus objetivos institucionais, estratégicos e operacionais, também servirá como um relevante alicerce de proteção aos associados das cooperativas de crédito.
 
Neste contexto e entendendo o fundamental papel da auditoria da estabilidade e segurança do setor, a DGRV – Confederação Alemã das Cooperativas, no âmbito do projeto Regional para América Latina e Caribe, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento na Alemanha, através do consultor Alexandre Silva desenvolveu um Guia de Auditoria Cooperativa Aplicável em Cooperativas de Crédito no Brasil.
 
O objetivo deste documento é servir de guia, de uma maneira prática, para as cooperativas de crédito, para as entidades que irão operar a auditoria cooperativa e demais atores envolvidos, sinalizando diretrizes de como implantar a auditoria cooperativa, considerando os aspectos de planejamento, escopo, execução, follow-up, comunicação de resultados e sinergia com os trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.
 
Este guia é direcionado para as cooperativas de crédito singulares, mas poderá, na circunstância apropriada, também ser utilizado como referência na realização de auditoria cooperativa das cooperativas centrais de crédito e confederações de centrais.
 
O documento está disponível na página da DGRV na América Latina www.dgrv.org na seção publicações, escolhendo a opção Guias Recentes ou através do link:
 
Esperamos que este seja um auxilio nos trabalhos e no melhor entendimento das novas atividades e papeis na auditoria das cooperativas de crédito."
 
Você também pode acessar o Guia de Auditoria Cooperativa da DGRV clicando aqui.
 

O que é FGCoop?

  • Um fundo garantidor único para todas as cooperativas de crédito captadoras de depósito do país.
  • Mais segurança para os associados depositantes e investidores - o FGCoop atuará na proteção dos depósitos nas cooperativas singulares e nos bancos cooperativos.
  • Mais segurança, credibilidade e competitividade - É o que ganha o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) com a criação do FGCoop.
  • Diferencial - Além de terem a mesma garantia de depósitos dos bancos comerciais, os associados contam com um atendimento personalizado - pautado pelos princípios e valores do cooperativismo.

Comunicado importante

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop alerta que NÃO é uma instituição financeira, não atua na concessão ou intermediação de empréstimos/financiamentos a pessoas físicas ou jurídicas em qualquer modalidade. Portanto, ninguém é ou está autorizado a, em seu nome, oferecer tal tipo de serviço ou operação.

Boletim Mensal do FGCoop

Acesse os Boletins Mensais do FGCoop, clique aqui.

Relatórios do SNCC

Acesse os Relatórios Trimestrais do SNCC, clique aqui.

Calendário

Instituições Associadas:
atenção para o calendário de contribuições!

é o valor que o FGCoop garante por depositante, tanto para pessoa física quanto jurídica.

Essa recuperação pode ocorrer em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.